Purplee logo Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos
×
Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos Blog


Tesla e a polémica dos carros inteligentes


Recall: esta palavra significa solicitação de devolução.

A NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária) pressionou a Tesla, de Elon Musk, a atualizar o software da funcionalidade de assistência ao motorista para que não infrinja as leis de trânsito.

Tesla carros inteligentes


A Tesla fará um recall de quase 363.000 veículos equipados com o controverso software Full Self-Driving (autopiloto aperfeiçoado) depois de a principal agência de segurança federal identificar esta funcionalidade como um risco de acidente.

Esta empresa de Elon Musk emitiu um aviso para os seguintes veículos:

• Modelo 3 (2017-2023)
• Modelo S e X (2016-2023)
• Modelo Y (2020-2023)


Este procedimento lançará uma atualização de software over-the-air (método de distribuição), gratuitamente, para resolver os problemas identificados pela NHTSA.

Os documentos arquivados sobre este procedimento não mencionam acidentes específicos, mas as preocupações da NHTSA são distribuídas em algumas situações diferentes que podem acontecer nas vias de trânsito:

• Dirigir em cruzamentos durante um sinal amarelo quase vermelho.
• O tempo que os carros estão parados num sinal quando o cruzamento está livre.
• O ajuste da velocidade ao dirigir em áreas onde o limite de velocidade muda com base nos sinais de trânsito.
• Efetuar uma ultrapassagem a outro veículo com pouco espaço.

O conselho da NHTSA foi entregue a 25 de janeiro deste ano e a Tesla comunicou, nesta passada semana, que decidiu implementar uma atualização voluntária para resolver os problemas. Com certeza, a Tesla não é obrigada a remover o autopiloto aperfeiçoado de nenhum veículo, nem os que precisam de ser fisicamente recolhidos ou levados a uma concessionária.

Como líder iniciar na tecnologia de carros inteligentes, a empresa lançará uma atualização de software over-the-air para corrigir os problemas identificados nos documentos da NHTSA. A Tesla citou: “A atualização OTA, que esperamos implantar nas próximas semanas, melhorará a forma como o FSD negocia certas manobras de direção durante as condições descritas.”.

De resto, a empresa não emitiu nenhuma declaração formal sobre o recall, mas Elon Musk publicou no Twitter umas palavras sobre a palavra “recall”.

Tesla carros inteligentes


Segundo a Tesla, foram identificadas 18 reivindicações de garantia entre maio de 2019 e setembro de 2022 que podem estar relacionadas com as condições descritas, mas o aviso diz que “não tem conhecimento de quaisquer acidentes ou mortes que posam estar relacionados a tais condições”.

A NHTSA investiga a tecnologia de assistência ao motorista da Tesla à vários anos, concentrando-se especialmente em mais de uma dúzia de acidentes nos quais veículos da Tesla equipados com o autopiloto aperfeiçoado colidiram com veículos de emergência. Esta investigação é muito mais ampla, abrangendo cerca de 830.000 veículos.

Este pedido mais recente chegou algumas semanas depois que a NHTSA solicitou informações adicionais em um tweet de Elon Musk ao dizer que a Tesla poderia adicionar uma opção para remover o aviso que solicitava os motoristas a manterem as mãos no volante.

Todos os veículos da Tesla, hoje em dia, vem de fábrica com a funcionalidade de assistência ao motorista. Por mais 15.000€, os utilizadores pode, comprar a opção de autopiloto aperfeiçoado , que Elon Musk prometeu que um dia forneceria funcionalidades totalmente autónomas. Até ao momento, o autopiloto aperfeiçoado continua a ser um sistema avançado de assistência ao motorista de “Nível 2”, o que significa que o motorista deve permanecer totalmente envolvido na operação do veiculo enquanto estiver em movimento.

Tesla carros inteligentes


A funcionalidade de autopiloto aperfeiçoado tornou-se disponível para todos na América do Norte que adquiriram a opção, isto permite que os utilizadores cessem a funcionalidade de assistência ao motorista parcialmente automatizado nas ruas da cidade e estradas locais. Os veículos da Tesla equipados com autopiloto aperfeiçoado aceleram e desaceleram por conta própria, fazem curvas desprotegidas e reconhecem os sinais de trânsito.

No ano passado, a Tesla emitiu um recall semelhante para o seu pacote de software beta para desativar a paragem inesperada governada de forma autónoma, mas esta é mais detalhada. Este procedimento segue um acidente entre oito carros num túnel da Ilha Yerba Buena onde um Tesla travou inesperadamente e desencadeou uma reação em cadeia. Houve reclamações sobre acidentes de “paragem fantasma” que a NHTSA estava a investigar.

Durante vários anos, reguladores e especialistas em segurança imploraram à Tesla para adicionar melhores proteções nos seus veículos. Elon Musk chegou a admitir que os acidentes envolvendo o autopiloto automático decorrem da complacência, mas anteriormente, rejeitou os pedidos dos seus próprios engenheiros para adicionar um monitoramento mais robusto aos veículos da empresa. O mesmo citou que esta tecnologia era: “ineficaz”.

Porque é que será que Elon Musk disse isto?

Fones de ouvido sem fios


18 Fevereiro 2023 | Filipe Antunes