Purplee logo Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos
×
Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos Blog


As principais funcionalidades do iOS 16 da Apple


A atualização mais recente para os iPhone’s já está disponível, contemplada com uma nova tela de bloqueio, a nova aplicação Freeform, a opção de Safety Check e muito mais.


Se ainda não atualizaste para o novo sistema operativo, ou apenas tens interesse em saber o que é que esta novidade disponibiliza, vieste ao sitio certo! Esta atualização ainda se baseia em muitas das novas funcionalidades introduzidas no iOS 15, como a opção de SharePlay e o modo Focus, mas com mais personalização. De seguida, iremos conhecer todas as novas funcionalidades disponíveis nos vossos iPhone’s, bem como instalar as mesmas.

O teu iPhone é compatível?

Com o iOS 16, a Apple terminou o suporte das atualizações de software para os seguintes modelos:

• iPhone 6S
• iPhone 6S Plus
• iPhone SE (1ª Geração, 2016)
• iPhone 7
• iPhone 7 Plus

Por isso, basicamente, se tiveres um iPhone 8 ou posterior, incluindo os iPhone’s SE (2ª/3ª Geração, 2020/2022) poderás atualizar para o novo sistema operativo, mas isto não significa que todas as funcionalidades estarão disponíveis, por exemplo, a funcionalidade do Live Text, só funciona em iPhone’s equipados com o chip A12 Bionic, como também os mais recentes.

Como é que se instala o iOS 16?

Primeiramente, por experiência própria, antes de instalares a nova atualização, recomendo-te a efetuares um backup do teu iPhone, é ainda mais fácil se o fizeres através do iCloud. O procedimento é o seguinte: Definições -> “O teu nome” (parte superior) -> iCloud. Depois, selecionas iCloud Backup e efetuas o mesmo. Por outro lado, na secção anterior, podes desativar as aplicações que não pretendes incluir neste backup, por exemplo, se não tiveres armazenamento suficiente no iCloud.

Concluído este procedimento, estás pronto para instalar o iOS 16 no teu iPhone. Como esta é uma atualização de software pesada, aconselho-te a conectar o teu dispositivo a um carregador. De seguida, verifica se estás conectado ao Wi-Fi, selecionas Definições -> Geral -> Atualização de software, entrarás em contacto visual com a nova atualização e tocas em “Descarregar e instalar”. Quando a mesma estiver concluída, selecionas “Instalar agora” para que o iPhone inicie a instalação. Entretanto, o dispositivo irá reiniciar e a atualização estará realizada. Este procedimento pode ou não demorar algum tipo, por isso efetua-o quando não precisares do teu equipamento.


Novas atualizações do iOS 16

Encontrarás mais abaixo as principais funcionalidades do iOS 16, mas a Apple já começou a lançar pequenas atualizações, desde então, que, geralmente, incluem correções de falhas, patches de segurança e algumas funcionalidades que não foram introduzidas no lançamento inicial.

iOS 16.1*: Esta atualização adicionou o aplicativo Fitness ao iPhone (sem a necessidade de um Apple Watch), um ícone de percentagem da bateria que mostra com precisão o nível de bateria do iPhone, suporte para o padrão Matter e a opção de desativar o controle de toque de volume recurso nos AirPods Pro de segunda geração. As atividades ao vivo também estão disponíveis, permitindo que você acompanhe as pontuações durante os jogos esportivos, passeios Uber, atividades de treino e muito mais, tudo por meio de uma notificação fixada na parte inferior da tela de bloqueio. Há também o carregamento de energia limpa, que de acordo com a Apple, deve “diminuir a pegada de carbono do iPhone, otimizando os tempos de carregamento para quando a rede estiver usando fontes de energia mais limpas”.

iOS 16.2*: Esta atualização inclui o aplicativo FreeForm (que está disponível em todos os equipamentos, incluindo iPhone, iPad e Mac), proteção avançada de dados para iCloud, Apple Music Sing, suporte SharePlay no Game Center e a capacidade de ocultar seu papel de parede ou notificações quando o Always-On Display está ativado (somente o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max). Agora também há uma opção para adicionar um widget de sono e um widget de medicação à tela de bloqueio.

iOS 16.3*: Esta atualização inclui suporte ao Apple ID para chaves de autenticação física, suporte para o HomePod de segunda geração, novos controles SOS de emergência e novos papéis de parede em homenagem ao Mês da História Negra. A Apple também emitiu uma correção para o aplicativo FreeForm, onde os traços de desenho não apareciam em quadros compartilhados.

*Especificações retiradas do site oficial da Apple

As principais funcionalidades do iOS 16:

Revisão da tela de bloqueio

A Apple redesenhou completamente a tela de bloqueio no iOS 16. As notificações aparecem agora na parte inferior do ecrã para não ficarem à frente das tuas fotos de fundo, mas podes reverter esta definição, se quiseres. O widget do relógio pode ou não cortar a tua foto de fundo, dando um efeito de profundidade, como também podes personalizar todo o seu design, desde o tipo de letra até à cor, basta pressionares a tela de bloqueio e entrares no modo de edição.

Também podes adicionar mais widgets abaixo do relógio, como o calendário, o clima ou os anéis de atividade. Na parte inferior, onde ficam as notificações, podes fixar certos tipos de atividades ao vivo, como por exemplo, o resultado atual de um jogo de futebol ou de basquetebol.

Existe uma nova galeria de papéis de parede com vários designs para escolheres, incluindo um papel de parede com as condições climáticas em tempo real ou sugestões para as tuas fotos mais recentes da galeria. A Apple permite configurares várias telas de bloqueio, facilmente alternando entre elas, assim como também podes alterar as mesmas com um toque no teu Apple Watch. Se tiveres os iPhone’s 14, podes ocultar o teu papel de parede e as tuas notificações quando o Always-On Display estiver ativo.


Melhorias no modo Focus

As tuas telas de bloqueio podem estar associadas a um modo Focus, o que significa que podes definir uma tela de bloqueio para o Work Focus e outra, com uma fotografia mais pessoal, para o Personal Focus. O iOS 16 também adiciona filtros do modo Focus a aplicações como o Mail, Calendário, Mensagens, entre outros. Isto significa que, por exemplo, se abrires o Safari com o Work Focus ativado, poderás ver somente as páginas relacionadas ao teu trabalho e o mesmo vale para as outras aplicações que suportam estes filtros.

Mensagens, mas editáveis?

Eu sempre fui um usuário da aplicação Twitter e, finalmente, o mesmo permitiu que os seus usuários conseguissem editar os seus tweets e a Apple decidiu entrar nesta conversa. Agora, podes editar as tuas mensagens na aplicação Mensagens depois de serem enviadas, embora que seja só por 15 minutos e que só possas editar cada uma 5 vezes. Como também, podes eliminar uma mensagem, mas lembra-te que esta opção expira após 2 minutos, mas isto tudo já é um começo para o futuro.

Outra novidade, dentro desta secção, é a extensão de marcar qualquer tópico como não lido para que possas verificar as tuas mensagens noutro dia. Costumas conversar com pessoas que possuem um equipamento Android? Então, ficarás feliz quando leres isto e ganhares o conhecimento que a Apple removeu a funcionalidade dos textos de reação. Até a própria Google já tinha retirado esta funcionalidade numa atualização recente do lado do sistema operativo Android e agora, já não terás de ser bombardeado, como a palavra indica, por gostos em diversas mensagens nas tuas conversas.

A Apple também adicionou suporte para a funcionalidade do SharePlay na aplicação Mensagens. Agora, não precisas de efetuar um FaceTime com uma pessoa apenas para assistir a um filme sincronizado, podes sim, iniciar uma atividade nas mensagens e conversar com essa pessoa ao mesmo tempo do filme e controlar a reprodução compartilhada do mesmo.

Se gostas de ditar as tuas mensagens em vez de escrever, então apreciarás as melhorias na funcionalidade do ditado. Agora, o teclado permanecerá aberto durante o teu ditado para que possas alternar facilmente entre a voz e o toque, podes também tocar no texto que queres substituir pela tua voz ou até mesmo enviar emojis sem demorar muito tempo para os encontrar.


Grupos de páginas e palavras-passe do Safari

Já podes criar grupos de páginas no Safari, como uma coleção de páginas de trabalho, mas no iOS 16 podes compartilhar estes grupos com outras pessoas, como também poderás ver, em tempo real, as páginas que as outras pessoas estão a ver. A maior parte das pessoas gostaria de remover as suas palavras-passe e a Apple está cada vez mais perto com as suas próprias palavras-passe. Estas são chaves digitais exclusivas que podes criar a partir da funcionalidade do Touch ID ou Face ID, porque se não há nenhuma palavra-passe para escrever, a Apple diz que estas são virtualmente imunes de serem vitimas de violação de dados.

As palavras-passe são sincronizadas nos teus dispositivos Apple, se tiveres mais que um, por meio da funcionalidade do iCloud Keychain e funcionam em aplicações e na web. Para concluir, A Apple diz que está a trabalhar com a FIDO Alliance (associação cuja missão é desenvolver e promover padrões de autenticação) para encontrarem uma solução para as pessoas que não tem equipamentos Apple.

Atualizações na funcionalidade Live Text

A funcionalidade do Live Text permite-nos captar texto em qualquer fotografia (antes ou depois de ser tirada) e agora também funciona em videos, basta pausá-lo, tocar no texto e copiá-lo, simples. Existem algumas novas ações rápidas quando selecionas certos tipos de texto, como a tradução do mesmo ou, por exemplo, a conversão da moeda apresentada na fotografia.

O Visual Look Up foi uma funcionalidade diferente que a Apple introduziu no ano passado que oferecia mais informações da fotografia que estavas a ver, como detalhes de um ponto de referência ou resultados semelhantes na web. Agora, esta funcionalidade, fornece suporte a pássaros, insetos e estátuas, mas também a podes usar para copiar o assunto de uma foto (como usar a ferramenta Lasso no Photoshop) e colar em qualquer lugar, como se fosse um tópico de conversa na aplicação Mensagens.

Rastreamento de medicamentos

A Apple atualizou a aplicação Saúde com uma nova guia chamada “medicação” para ajudar a facilitar o rastreamento dos teus medicamentos. Podes usar para adicionar os medicamentos que precisas de tomar, definir lembretes e recebê-los no teu iPhone ou até no Apple Watch. Sobre os medicamentos, podes introduzi-los, manualmente, ou digitalizar o rótulo do frasco ou recipiente com a câmara traseira, estes dados incluem interações moderadas, graves ou criticas. Para concluir, este tema, podes compartilhamos teus dados de saude com os teus familiares.

Usa o teu iPhone como se fosse uma Webcam

Sabias que podes usar o teu iPhone como a Webcam do teu MacBook? E sem precisar de conectar algum cabo? Sim, o teu MacBook detetará, automaticamente, a câmara traseira e a usará para as tuas video-chamadas, mas atenção que são só os que suportam o macOS Ventura. Podes usar as funcionalidades do Center Stage, que faz com que a câmara te siga por uma sala, ou o modo Retrato, que desfoca o fundo da sala para não mostrar as tuas inconveniências. Existe até o modo Desk View, que utiliza a câmara ultrawide para mostrar às pessoas da video-chamada o que está à tua frente.

A Belkin (empresa de dispositivos e periféricos de conectividade móvel) tem um suporte personalizado que podes usar para equipar o teu iPhone em cima do teu MacBook, como também tem uma versão para Mac’s.


Modo Lockdown

Para ajudar a proteger os teus dispositivos contra os chamados “ataques cibernéticos altamente sofisticados”, o modo Lockdown adiciona uma camada extrema de proteção ao teu equipamento Apple. Quando ativo, a tua privacidade, as tuas aplicações e os teus sites serão limitados por motivos de segurança para ajudar a impedir que o malware ou spyware aceda e comprometa os teus dados importantes.

Safety Check

Esta nova ferramenta permite que removas, rapidamente, todo o acesso que possas ter concedido a qualquer pessoa dos teus dados e isto inclui uma redefinição de emergência que te desconectará a tua conta do iCloud em todos os teus dispositivos, redefinará as permissões de privacidade e limitará as mensagens ao dispositivo que tens na tua mão. Por fim, mostrará quem tem acesso aos teus dispositivos e às tuas aplicações.

Compartilhamento familiar

Agora existe um procedimento mais simples para configurar dispositivos destinados as crianças. Sabes como? Basta aproximares o teu iPhone e escolheres a conta do teus filhos e a partir daí configurar o dispositivo com todos os controles dos país que foi configurado anteriormente. Podes conceder, por exemplo, extensões de tempo de tela na aplicação Mensagens ou Safari.

Biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud

Imagina poderes configurar uma biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud, semelhante à funcionalidade do Google Photos. Seria bom não era? Agora é possível! É só adicionares até cinco outras pessoas a uma biblioteca digital e todos podem interagir em adicionar ou editar fotos de família. Podes escolher quais são as fotos que queres compartilhar, incluindo baseá-las numa data especifica ou por deteção de cara.

Existe também uma alternativa na aplicação Câmara, que podes ativar para enviar, automaticamente, a foto tirada para a biblioteca compartilhada. Se estiveres de férias, estas fotos podem aparecer, automaticamente, na biblioteca compartilhada com base na tua proximidade com os teus membros familiares.

SOS de Emergência via Satélite

Para os corajosos que possuem qualquer modelo da linha dos iPhone’s 14, agora tem acesso ao novo SOS de Emergência via Satélite. Se precisares de assistência enquanto estiveres num local sem rede de serviço, o teu iPhone poderá conectar-se aos satélites Globalstar em órbita. Desta forma, podes entrar em contracto com socorridas ou com o próprio Relay Center da Apple para obter ajuda médica.

Proteção de dados avançada para iCloud

A Apple aumentou o número de categorias de dados do iCloud protegidas usando criptografia de ponta a ponta. Além de dados de cartões de crédito/débito e de pagamentos, dados de saúde e palavras-passe, agora terás a opção de estender essa proteção a outras informações confidenciais, como notas, fotos e backup’s do iCloud.

Suporte de ID Apple para chaves de autenticação física

Além dos códigos de autenticação de dois fatores (que são necessários para todos os novos ID’s da Apple), agora tens a opção de usar chaves de hardware como parte desta proteção. Ao contrário dos códigos, os tokens de hardware não podem ser comprometidos ou compartilhados tão facilmente, por isso adicionam mais uma camada extra de segurança aos teus dispositivos.

Concluindo, a atualização mais recente para os iPhone’s é muito interessante. Uma atualização cheia de funcionalidades para o dia a dia e para todas as pessoas deste mundo, mas há sempre espaço para melhoramentos. Agora, é só ficar à espera do iOS 17 e dos novos iPhone’s!

9 Fevereiro 2023 | Filipe Antunes