Purplee logo Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos
×
Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos Blog


Análise: Sony PSVR 2


Os óculos caros que trazem uma dimensão totalmente nova para a realidade virtual.

Sony PSVR 2


O PSVR 2 da Sony irá sofrer um forte choque de opiniões. Além de ser preciso de uma PlayStation 5, este equipamento custa 600€. Eu digo isto, desde já, porque é provável que desmotive alguns leitores mesmo antes de chegarmos às vantagens do sistema. Mas se estás disposto a comprar um acessório mais dispendioso do que a própria consola, há muito por onde amar.

Os novos óculos de realidade virtual são uma grande melhoria em relação ao seu antecessor em quase todos os parâmetros. Agora, simplesmente, podes conectar os óculos diretamente à frente da PlayStation 5. Os antigos comandos “Move” (que foram, inicialmente, criados para competir com os comandos da Nintendo) também foram atualizados para comandos “Sense” mais desenvolvidos.

Resumindo, são uns dos melhores óculos de realidade virtual para adquirir neste momento, mas porque é que, realmente, vale a pena?

Uma nova forma de conforto


Sony PSVR 2


Um dos obstáculos mais significativos para a adoção da realidade virtual é criar uma peça grande de tecnologia que possa ficar na nossa cabeça sem ser desconfortável. A sabedoria convencional consideraria que a melhor maneira seria torná-los pequenos, mas a Sony escolheu um caminho diferente e melhor.

Estes óculos são bastante volumosos, mas não são pesados. O módulo da lente desce para a frente, para trás ou ao longo de uma linha, e a faixa da cabeça é resistente o suficiente para se encaixar na cabeça e distribuir o peso. Comparando este equipamento com o Meta Quest 2, do Facebook, este equipamento é muito mais confortável.

As lentes dentro dos óculos podem ser ajustadas externamente. Isto é fundamental, pois se as lentes estiverem desalinhadas, a experiência poderá ficar muito embaciada. Para muitas pessoas, isto é provavelmente o motivo no qual sentem dores de cabeça ou enjoo ao usar estes óculos por muito tempo. Portanto, se bem vindo/a ao controlo diário dos óculos.

Finalmente existe um par de fones de ouvido que se conectam à parte traseira dos óculos. Embora, tecnicamente, possa-se usar qualquer fones de ouvido com fios, os incluídos foram criados para serem conectados e serem colocados na lateral quando não estiverem em uso. Estes fones de ouvido até são razoáveis, a qualidade de audio não é fenomenal, mais é muito mais fácil aproveitar um jogo quando o som não está a sair de uma televisão.

Falando neste assunto, outra funcionalidade interessante dos PSVR 2 é que transmitem, automaticamente, o que o utilizador está a ver para a televisão.

Olhos no preço


Sony PSVR 2


Ainda existem poucos jogos para o PSVR 2. Este equipamento, infelizmente, não é compatível com os títulos anteriores do PSVR e as grandes bibliotecas, atualmente, em plataformas como PC ou Quest irão levar tempo para serem transportadas. Mas, de certa forma, isto pode ser o melhor. O PSVR 2 possui funcionalidades que a maioria dos equipamentos de realidade virtual não possuem e, quando um jogo faz bom uso destas mesmas, a experiência é incrível.

O rastreamento ocular é a funcionalidade que mais se destaca. Após uma breve calibração inicial, os óculos serão capazes de determinar, no geral, para onde se está a olhar. É só preciso de olhar como se fosse o cursor nos menus habituais, olhar, novamente, para a opção e clicar no botão.

Mas esta funcionalidade aparece de maneiras mais interessantes. No jogo Horizon Call of the Mountain, por exemplo, se olhares para os personagens nos olhos enquanto eles falam, depois de algum tempo, os próprios irão ficar desconfortáveis e desviar o olhar. Engraçado, não é?

Interação com o mundo


Sony PSVR 2


Os comandos do PSVR 2 são igualmente inovadores, embora se usaste um Quest 2, a maior parte parecerá padrão. Os anéis de rastreamento facilitam a leitura do movimento das mãos, mesmo quando os únicos sensores se situam nos óculos. As quatro câmaras na parte da frente voltadas para fora podem ler o espaço exterior para configurar uma área de proteção ou até mesmo mostrar este ao utilizador.

Os óculos também rastreiam os dedos, até certo ponto. No jogo, anteriormente falado, é possível manter a palma da mão aberta ou fechada, estender o dedo para cima ou para baixo, exatamente como na vida real. Estas funcionalidades são mais que suficientes para fornecer flexibilidade nos jogos de realidade virtual. Os comandos também possuem vários botões que estão posicionados confortavelmente e estrategicamente para fornecer sensações dependendo das situações.

Concluindo, este equipamento têm um rastreamento ocular impressionante, é confortável e possui um controlador de Sense VR espetacular, como também têm uma transmissão padrão para a televisão. Por outro lado, têm um custo de 600€ e precisa de uma PlayStation 5 para funcionar, mesmo assim, por enquanto, existe uma biblioteca de jogos pequena.

A minha nota final: 7/10


27 Fevereiro 2023 | Filipe Antunes